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Paola Antony

Teatro e Dança

Atualizado: há 2 dias


CCBB


Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo


21/11/24 a 15/12/24


Confira o espetáculo que marca o retorno do ator Tuca Andrada ao teatro e à direção em uma leitura profunda e autêntica sobre a vida e obra de Torquato Neto, poeta, escritor e jornalista piauiense que marcou a cultura brasileira nos anos 60 e 70. Figura central do movimento Tropicalista, Torquato foi um dos mais importantes pensadores e provocadores da época, deixando um legado que atravessa gerações.


Com texto e direção de Tuca Andrada, ao lado de sua amiga de longa data, Maria Paula Costa Rêgo, o projeto foi inspirado pela antologia “Torquatália”, organizada por Paulo Roberto Pires. A montagem mergulha na essência do poeta, explorando não só seus poemas e parcerias musicais, mas também sua produção jornalística, roteiros, cartas e até um diário escrito em um hospital psiquiátrico.


Essa homenagem emocionante e intensa revela camadas de um artista que viveu e expressou sua arte de forma visceral, convidando o público a redescobrir o poder transformador de suas palavras e ideias.



Leão Rosário


14/11/24 a 08/12/24


No mês da celebração da consciência negra, o CCBB Brasília traz o espetáculo Leão Rosário, adaptação de Rei Lear de Shakespeare trazida para a ancestralidade africana com concepção, atuação e dramaturgia de Adyr Assumpção.


Leão Rosário é um solo para ator, vozes e objetos inspirado em “Rei Lear”, obra prima da maturidade de Shakespeare, e em Arthur Bispo do Rosário, artista visual que construiu suas obras trilhando os caminhos da arte e da loucura, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.


A trama, trazida para a ancestralidade africana e ambientada na costa Atlântica de uma África atemporal, conta a história de um velho rei que, ao abdicar e dividir seu vasto reino entre as filhas, toma uma decisão insensata que leva a consequências trágicas.


“Rei Lear” reflete, entre outros aspectos, sobre o envelhecimento. Ao ser associada à personalidade de Bispo do Rosário, a peça propõe uma reflexão sobre as questões dos mais velhos na nossa sociedade, a nossa memória africana, as heranças simbólicas e os limites da sanidade.



 

SESC Taguatinga


Em uma das Regiões Administrativas culturalmente mais vibrantes, Taguatinga, o Festival de Teatro do Distrito Federal promove edição especial com a participação de sete coletivos e companhias teatrais. O palco para a realização do Festival será o Teatro Paulo Autran, que o recebe entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro, e com entrada franca para todas as atividades.


A escolha da curadoria em levar o Festival para Taguatinga teve por objetivo movimentar ainda mais a cena cultural local e promover o acesso democrático a um evento representativo de artes cênicas. A seleção dos espetáculos, a partir das 36 peças inscritas, teve uma única orientação: criar uma amostra da diversidade e riqueza do DF.


Nos sete dias de Festival, com a apresentação de seis companhias locais e uma convidada de outra Região do país, "queremos criar um espaço de troca entre artistas e a comunidade em sessões e atividades, que inspirem a reflexão, a criatividade e o engajamento cultural", afirma Lucas Isaksson, diretor do Festival.



Programa:


O festival estreia dia 21 de novembro (quinta-feira), com o espetáculo de dramaturgia e direção de Zé Regino: “Outra História de Amor”. A peça fala sobre o envelhecer de um casal, vivido por Ruth Guimarães e Humberto Pedrancini, junto há 45 anos e que reconstrói seus laços e ainda investigam e dançam o amor.


No dia seguinte (22), a apresentação de “Pai Nosso”, na direção e texto de Vinicius Ávilis, a atriz Geise Prazeres dá voz aos sentimentos intensos e humanos de uma mulher preta e periférica na pele de Luiza, uma vendedora ambulante.


A terceira peça: "Stupide", de Galileu Fontes, traz dois palhaços: George Footit, o branco na pele de Thiago Linhares; e Chocolat, o negro por Gabriel Chaga, que vivem uma história vibrante que mistura comédia, crítica e reflexão, costurada por música ao vivo. Situada no final do século XIX, a peça revela as tensões do racismo estrutural ainda presentes nos dias de hoje.


Já na noite do dia 24 (domingo), “Isto também passará, antes que eu morra”, de dramaturgia expandida, rompe as fronteiras entre teatro, cinema e dança. Na direção de Marcia Regina, a peça apresenta vivências e histórias íntimas de quatro mulheres: Aila Beatriz; Luênia Guedes; Déborah Alessandra; e Luciana Matias, que se encontram e, em meio a seus conflitos, se misturam e se refratam.


Abrindo o final de semana seguinte do Festival, dia 29 (sexta-feira), a obra, inspirada no conto Safári Definitivo, da escritora sul africana Nadine Gordimer, “O Longe” narra, pela perspectiva de uma menina, a fuga de sobreviventes refugiados de uma mesma família no meio do nada e diante da destruição e do caos. A peça tem direção de Patrícia Barros com atuação de Julie Wetzel e Lyvian Sena.


E fechando a programação, a provocativa peça que mescla o clássico rodrigueano Perdoa-me por me Traíres com o irreverente universo pop de Rocky Horror Picture Show, na adaptação de “Perdoa-me por me Traíres”. A fusão dos dois textos desvela segredos familiares e a violência emocional que permeiam as relações humanas, onde as personagens são atormentadas por seus desejos e arrependimentos. A montagem tem direção de Diego de León com Alana Ferrigno, André Reis, André Rodrigues, Diego de Leon, Élia Cavalcante, Jeferson Alves, Natália Leite, Pedro Ribeiro, Tati Ramos e Xiquito Maciel no elenco.


Para a cerimônia de encerramento, o Festival de Teatro do Distrito Federal apresenta: “Fuxico”, espetáculo de dança do Grupo FOHAT de Goiânia, convidado para encerrar as atividades do Festival, que traz uma coreografia de movimentação a partir da dança contemporânea e das danças urbanas formando um único balé, como uma colcha de retalhos surpreendente e inusitada da cultura afro-brasileira. A performance tem coreografia de Ariadna Vaz para os bailarinos Daniel Matias, Ismarley Bispo, Killder Alves e Marcus Nascimento. O Festival homenageará, ainda, os artistas que se destacaram na mostra.


Programação, com início sempre às 20h:


Dia 21/11: Outra História de Amor - Cia. H2O (60 min/14 anos)


Dia 22/11: Pai Nosso - Coletivo ARAR (60 min/14 anos)


Dia 23/11: Stupide - Chouchou Produções (80 min/14 anos)


Dia 24/11: Isto Também Passará, Antes que eu Morra - Cia. VíÇeras (90 min/14 anos)


Dia 29/11: O Longe - Cia. Burlesca (60min/Livre)


Dia 30/11: Perdoa-me por me Traíres - Novos Candangos (80min/14 anos)


Dia 1º/12, Encerramento: Fuxico - FOHAT Cia. de Dança (20min/Livre)

 

CAIXA CULTURAL


Um Mergulho na Noite


16 E 30 NOV 24


​A Contação de Histórias é uma atividade que explora a narrativa oral, enfatizando o lúdico. Utiliza recursos como cenários, objetos, sons, entre outros materiais para proporcionar a vivência da história contada além de recursos de acessibilidade.


No mês de novembro iremos explorar a história de dois irmãos que decidem sair para brincar à noite, investigando os mistérios das histórias contadas pelos adultos.


A Boca da Noite


No livro, os irmãos Dum e Kupai tentam encontrar respostas para perguntas com o: o que será que acontece quando o sol mergulha no rio? Será que ele toma banho antes de dormir? E depois disso, será que ele passa a noite dormindo dentro do próprio rio? Mas para chegarem a alguma conclusão, sobem na Laje do Trovão, o lugar mais perigoso da aldeia. O medo aumenta quando o pai utiliza a expressão “boca da noite” e Kupai fica imaginando que se a noite tem boca, deve também ter cabeça e corpo, além de ser enorme.


Após a contação de histórias, as crianças serão convidadas a realizar uma atividade de desdobramento na linguagem da música, brincando com a sonoridade trabalhada durante a história.

 

TEATRO BRASÍLIA SHOPPPING


Scooby Doo em: O Caso da Múmia



Prepare-se para uma aventura inesquecível! Scooby-Doo e sua turma estão de volta, e desta vez estão cavando grandes problemas no Egito! Junte-se a Scooby, Salsicha, Daphne e Fred enquanto eles se reúnem para surpreender Velma, que está trabalhando na grandiosa Esfinge de Gizé. Mas o que era para ser uma visita cheia de diversão, logo se transforma em uma missão assustadora quando uma antiga maldição da lendária Rainha Cleópatra desperta.


Será que a Mistérios S.A. conseguirá desvendar este enigma antes de serem capturados pelas múmias e ladrões do templo? Venha descobrir nesta emocionante peça teatral que promete divertir toda a família.


Data: 02 a 17 de novembro - sábados e domingos

Horário: 16h

Local: Teatro Brasília Shopping


 

CENA CONTEMPORÂNEA 2024


25ª edição do maior festival de artes cênicas da região

central do Brasil acontece de 5 a 17 de novembro


Espetáculos internacionais inéditos no País, estreias nacionais e encenações premiadas compõem a programação do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, que chega à 25ª edição em 2024. De 5 a 17 de novembro, o teatro, a dança e a música irão ocupar os palcos (e as ruas) da capital brasileira, com todo o vigor deste que é um dos cinco maiores festivais de artes cênicas do Brasil. Logo na abertura, “Deserto”, primeira adaptação brasileira da obra e das memórias do escritor chileno Roberto Bolaño, com dramaturgia e direção de Luiz Felipe Reis e atuação de Renato Livera, que poderá ser visto no Teatro dos Bancários, nos dias 5 e 6, às 20h.


SÁBADO, 16/11

16h (sessão com acessibilidade) e 19h - Me escuta - Teatro Sesc 504 Sul

19h - Meu nome: Mamãe – Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo

20h - Júpiter e a Gaivota – É impossível viver sem o teatro – Teatro dos Bancários

20h - Sebastião – Teatro Sesc Newton Rossi de Ceilândia

20h30 - Future Lovers - Teatro Galpão Hugo Rodas do Espaço Cultural Renato

Russo


DOMINGO, 17/11

19h - Me escuta - Teatro Sesc 504 Sul

19h - Meu nome: Mamãe – Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo

20h - Júpiter e a Gaivota – É impossível viver sem o teatro – Teatro dos Bancários

20h - 0 Danúbio - Teatro Sesc Newton Rossi de Ceilândia

20h30 - Future Lovers - Teatro Galpão Hugo Rodas do Espaço Cultural Renato

Ru


SERVIÇO

Data: 5 a 17 de novembro de 2024

Locais: Espaço Cultural Renato Russo, Teatro dos Bancários, Centro Cultural da

ADUnB, Cine Brasília, Teatro Sesc Paulo Autran de Taguatinga, Teatro Sesc Newton

Rossi de Ceilândia

Horários: ver programação

Ingressos para espetáculos em Brasília: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)

Entrada franca nas sessões em Taguatinga e Ceilândia

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