top of page

Tereza Padilha - Teatro de Brasília

  • Foto do escritor: Paola Antony
    Paola Antony
  • 16 de fev.
  • 3 min de leitura



ROTEIRO


  • VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes

  • VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”

  • BG -  “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá)  trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de  fundo da voz do narrador...  bem baixinha)

  • SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS



LÍLIAN

Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que faz ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou LÍLIAN ALENCAR, e estou aqui com a atriz KARLA CALASANS e o ator TIAGO DE CARVALHO para neste DÉCIMO QUINTO programa de homenagem ao Teatro de Brasília,  falarmos um pouquinho da vida e obra de “TEREZA PADILHA”.

SONOPLASTIA - Uma campanhinha

BG – “Nos bailes da vida” com Milton Nascimento


 

TIAGO

Quando Tereza Padilha fundou a famosa companhia ou grupo de teatro MAPATI entre 1989 e 1992 ela trazia consigo duas histórias muito interessantes, a primeira ser uma atriz formada na última turma em que lecionou Dulcina de Moraes no ano de 1991 e ter montado uma companhia de teatro, a partir de uma visão humana e social, com uma sala de teatro na 707 norte, numa das casas tradicionais da W3 Norte, um teatro residência, ou uma residência teatro, que persevera até hoje como espaço cênico histórico da Capital Federal.


KARLA

Uma das ideias fixas de Tereza foi dar formação teatral às crianças e aos adolescentes, sendo ela uma das mais importantes formadoras de jovens atrizes e atores da cidade, com uma ênfase na educação, na cidadania e no meio ambiente, sem abandonar os inúmeros clássicos do teatro infantil, infanto-juvenil, adulto do teatro nacional e do teatro universal, a Cia MAPATI faz este trabalho há mais de 30 anos, um trabalho faça chuva faça sol, como na canção de Milton ao fundo: “todo artista tem de ir aonde o povo está” e assim é a arte de Tereza.

BG – “História de uma gata” com Lucinha Lins e os Trapalhões


LÍLIAN

O espaço Mapati ontem e hoje ainda tem trabalhos com dança, música, circo, teatro, é um ateliet, é um espaço de expressão corporal, de cursos de formação cênica. Como diz a atriz e diretora o Mapati tornou-se um ponto de cultura do DF, um reconhecido espaço de formação também para os trabalhadores das artes. Em uma histórica entrevista dela dada ao Jô Soares ela conta um pedacinho da história de luta para fundação do Teatro Mapati, vamos ouvir antes de encerrar o programa.


SONOPLASTIA: retirar o áudio do vídeo do minuto 5:50 a 7:20



TIAGO

E assim encerramos o DÉCIMO QUINTO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um importante nome da cena brasiliense “ANDRÉ AMARO”. Agradecemos a paciência da querida  e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA. 


KARLA

O  programa EIXOENCENA é  parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA  realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e

OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”

VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”

BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.



Comentários


bottom of page